Cronograma Capilar: O que é e como fazer

  Se você está procurando sobre formas de cuidar do seu cabelo ou recuperá-lo você provavelmente já ouviu falar sobre cronograma capilar em algum momento, né?! E nesse post a gente vai conversar sobre para quê o cronograma capilar serve e como você pode fazer em casa.


   O cronograma capilar nada mais é que uma rotina de cuidados capilares focado no que o seu cabelo mais precisa. E e isso não se aplica só para cabelos que sofreram processos químicos não, nosso cabelo, mesmo quando virgem, sofre agressões exteriores, seja pela poluição, raios UV, cloro da água ou até mesmo excesso de ferramentas de calor, como o chapinha e o secador. 
  Além disso, o cronograma capilar também é indicado para qualquer curvatura de cabelo, e como eu mencionei anteriormente, nós estamos sempre recebendo danos externos e isso afeta todos os tipos de cabelo.


  O cronograma capilar pode ser dividido em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

HIDRATAÇÃO

  A etapa de hidratação é aquela que você provavelmente já conhece, e é a responsável por repor a água dos fios.
  Você pode procurar em máscaras de hidratação por D-pantenol, glicerina, aloe vera e vitaminas. 
  Além disso, nessa etapa você provavelmente vai sentir seu cabelo mais leve, com mais brilho e macio.

 NUTRIÇÃO
  A etapa de nutrição é a responsável por repor os lipídios dos fios, devolvendo a oleosidade normal dele e deve ser reposta por todos os tipos de cabelo, sim, inclusive cabelo oleosos.
  Óbvio, alguns cabelos podem precisar mais dessa etapa que outros, como os cabelo cacheados e crespos que tendem a ser mais secos, pois a oleosidade do couro cabeludo não consegue chegar até o final dos fios, mas isso também pode variar, então é importante você entender o seu próprio cabelo antes de tudo.
  Você pode procurar em máscaras de nutrição por  óleos, como óleo de rícino, óleo de coco, azeite de oliva, óleo de argan, ou também manteigas, como manteiga de karité e cupuaçu.
 Além disso, nessa etapa você provavelmente vai sentir seu cabelo mais alinhado e com menos volume. 
RECONSTRUÇÃO
  A etapa de reconstrução é a responsável por repor  a massa capilar, as proteínas que compõem o fio, e ajuda a restaurar a estrutura capilar. Essa etapa deve ser feita por todos, porém se o seu cabelo não passou por processos de descoloração, tintura ou algo mais agressivo, ele deve ser feito com mais cautela, sendo feito entre 1 a 2 vezes no mês. Agora, se o seu cabelo passou pelos processos citados talvez seja necessário 1 vez por semana o seu uso, dependendo da agressividade do processo.
  Você pode procurar em máscaras de reconstrução proteínas hidrolisadas, aminoácidos, queratina, arginina, colágeno e cisteína.
  Além disso, nessa etapa você provavelmente vai sentir seu cabelo mais pesado, com menos volume e talvez até meio durinho, mas isso é normal, não precisa ficar assustada.

Exemplo de cronograma capilar básico

  Agora, se você tá perdida e ainda não sabe que cremes comprar ou não tem paciência pra ficar procurando: a YENZAH já deixou no site deles vários kits de cronograma capilar com as diferentes máscaras da marca, uma para cada etapa, pra te ajudar no processo e você já comprar seu cronograma capilar pronto, vamos ver?

  E o melhor é que no site da YENZAH em cada kit eles explicam para qual etapa cada máscara se enquadra. Ficou até mais fácil começar o cronograma capilar assim, né? 

Esse é um post patrocinado

2 comentários:

  1. Já fui mais certinha em fazer cronograma capilar, sem dúvida que os fios capilares adoram e agradecem, mas confesso que nem sempre cumpro e dá aquela preguiçinha. Mas vale sempre a pena :)
    Valeu pelo post.

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes bate a preguiça mesmo, mas faz tanta diferença no cabelo, que eu sempre tento fazer, nem que seja no banho.
      Beijinhos <3

      Excluir